Conceito de Reengenharia
A Reengenharia, conceito introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller “Reenginnering the
Corporation” publicado em 1993, consiste em repensar e redesenhar
radicalmente as práticas e processos nucleares da
organização tais como
o serviço ao cliente, o desenvolvimento de novos produtos, a
cultura
organizacional, a resposta às encomendas, entre outras, afim de aumentar
a produtividade através da redução de
custos e do aumento do grau de
satisfação do cliente.
Ao
contrário da TQM (Total Quality
Management), a Reengenharia não procura
introduzir melhorias em processos já existentes mas sim a eliminação e
total reinvenção das regras e processos já ultrapassados bem como de
todos os pressupostos fundamentais que lhe servem de base. Daqui resulta
outra diferença chave da Reengenharia em relação à
TQM: enquanto a
TQM
tem um elevado grau de participação dos subordinados e visa a obtenção
de resultados num espaço de tempo alargado, a reengenharia parte de cima
para baixo (dos gestores para os subordinados) e visa obter resultados num
curto espaço de tempo.
* A reengenharia " ... consiste no repensar fundamental e no redesenhar
radical dos processos de trabalho com o objectivo de obter melhorias
dramáticas nas medidas contemporâneas críticas da performance da
empresa, seja nos custos, na qualidade, no serviço ou no tempo".
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